quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Término da Enquete

   

           É, teremos um novo tema no nosso blog. Os últimos dois votos decidiram. Um deles formou o vencedor: Filmes! Veja quantos votos teve cada!

Filmes: 3 votos

Astronomia: 2 votos

Livros: 2 votos

Países e Cidades: 2 votos

Começaremos postar sobre eles em Abril, o mês do aniversário do Nature & Culture! Ah! Março teremos bastante postagens! Continuem vendo o blog!

Obrigado a todos que votaram!





Filmes, parabéns!

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

2ª Dica de Português


 Não é um tema novo. É um tema, vamos dizer, esquecido. O primeiro falava sobre os sons da letra X, e este fala sobre algumas palavras diferentes e seus significados.

ARRENEGAR: Rejeitar, não querer
VILIPENDIAR: Maltratar, ofender, desprezar
TRÔPEGO: Algo ou alguém que anda com dificuldade.

Esturjão



      O esturjão  é um peixe grande que pode medir até uns 7 metros de comprimento e pesa uma tonelada e meia (1500 kg). É UM ANIMAL CARNÍVORO, POIS SE ALIMENTA DE PEQUENOS PEIXES E CRUSTÁCEOS.

     PARA DESOVAR FAZ QUE NEM O SALMÃO: A FÊMEA SAI DO MAR E SEGUE EM DIREÇÃO AO RIO. Vive no mar Cáspio e no mar negro (ambos na Ásia). TALVEZ PODE SER UM PEIXE PRIMITIVO.

   É também conhecido como esturjão-branco ou esturjão beluga. Está em risco de extinção por causa da pesca excessiva e de seus ovos fazem caviar. Os filhotes permanecem nos rios até os 2 ou 3 anos.

Nome cinetífico: huso huso


quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Dedo-de-Moça



         Esta é uma planta família da Crassulaceae. É uma planta que gosta muito de calor. Ela também é chamada de cauda de burro. Cresce bem fora de casa (no jardim) ou dentro de casa.

            Dedo-de-Moça  tem as folhas meio arredondadas. Precisa de um solo fértil, com bastantes nutrientes. Consegue resistir ao frio, mas  a geadas. Algumas folhas as vezes podem ser mais claras do que outras.

              A planta também é chamada de suculenta. É nativa da parte sul do México e de Honduras, um país da América Central.


Nome Científico: Sedum morganianum


quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Pikaia



      Este estranho animalzinho, no qual se parece como uma lesma do mar, só que flutua, viveu no período Cambriano, há mais de 500 milhões de anos atrás. Ele talvez é o ancestral de todos os vertebrados (animais com coluna vertebral).

         Pikaia deve ter sido um nadador um pouco devagar. Media menos de 5 centímetros. Seus fósseis foram encontrados próximos no Canadá. Além de ser parecido como uma lesma atual, é parecido com um folha, não é? A alimentação eu não encontrei, mas provavelmente devia ser herbívoro. 


Nome Científico: Pikaia gracilens
       

Caracal




Este animal é muito bonito, é vive na África e no Oriente Médio (parte da Ásia onde fica a Arábia, a Turquia, o Iêmen e outros países). Apesar no nome, parecido com chacal, não é parente dele, pois o caracal é um felino e o chacal um canídeo.

O caracal é parecido com o lince, como podem ver, por isso é chamado lince-do-deserto. É um animal que se alimenta de carnes. Mede meio metro de altura. Apesar de pequeno é bom caçador e pode pular e atingir mais 2 metros de altura.

Seu peso é de 20 quilogramas. Suas presas são roedores, lebres e alguns animais maiores que ele, como gazelas. O comprimento é de um metro mais 30 centímetros de cauda.  Vive em savanas e desertos, mas pode aparecer em florestas. 

Nome Científico: Caracal caracal


Yakissoba


         “O segundo prato internacional”

    Este é a segunda receita internacional do Nature & Culture (a frase acima já diz!). O Yakissoba tem origem na China, mas é muito mais comido no Japão, inclusive as pessoas acham que ele é de lá.

Ingredientes:
Ø 500g de macarrão para Yakissoba;
Ø ½  couve-flor dividas em buquês separados;
Ø Um brócolis americano em buquês separados;
Ø 1 pimentão vermelho cortado em cubos.
Ø 1 cebola cortada em cubos;
Ø 300g de filé mignon cortado em cubos;
Ø 300g de frango  cortado em cubos;
Ø 2 cenouras médias cortadas em cubos;
Ø 300g de algum Molho para Yakissoba.

Modo de Preparo:


Cozinhe  o macarrão conforme as instruções da embalagem e reserve em um refratário. Antes de colocar o molho sobre o macarrão frite um pouco o macarrão. Em uma frigideira grande coloque os legumes (um de cada vez) até ficam no ponto. Frite a carne e o frango e depois junte todos os legumes já refogados e molho e deixe refogar por mais um minuto. Coloque sal a gosto. Misture o macarrão e sirva.



胃口好 (Bom apetite em chinês)!

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Caipora



      Apesar da ilustração acima, é mais conhecido como um homem grande e robusto muito forte. Mas como na foto vive montado é um porco selvagem, como um queixada. Aparece geralmente em encruzilhadas.

       As pessoas dizem que quem por acaso encontrar o caipora terá azar. Mas não ainda não sei se estiver com um trevo de quatro folhas irá ajudar. Ele tem o poder de ressuscitar os animais.

        Ele é como curupiraboitatáMas não cuida tanto das plantas quanto dos animais como o curupira nem cuida só das plantas  como o boitatá. Esta lenda também é conhecida como Caapora.



Leão



          Revenerem ao ler esta postagem, chegou o rei dos animais, o rei das selv... Quero dizer o rei das savanas, o seu habitat! O leão pode ser considerado o animal mais famoso do mundo. É como se fosse um tiranossauro rex só que mamífero e vivo.

            Como o tiranossauro, é carnívoro, se alimenta de búfalos, facoqueros, zebras, gnus e outros animais herbívoros. Mas prefere deixar de lado animais como elefantes-da-savana, rinocerontes e girafas. Existe um leão raro, quase extinto chamado leão branco.

                Por ser tão famoso, já reinou em um filme: O Rei Leão. Também aparece em muitos brasões e o símbolo da concessionária Peugeot é um leão. Um macho adulto pesa 250 quilos, e uma fêmea adulta 180 quilos. Mede mais ou menos até 2 metros de comprimento.

           Este é o único felino que possuí uma juba. O leão é o chefe do grupo, mas não é ele que caça. Quem caça são as fêmeas, as leoas. Mas apesar deste trabalho, não são elas que comem primeiro. Veja abaixo a ordem:

  1. Os leões são os primeiros a comer.
  2. Em seguida as leoas e os filhotes.
  3. Hienas e abutres comem sobras.
  4. Se ainda sobrar, alguns chacais comem.
  5. Depois as moscas “limpam” a carcaça.

Nome Científico: Panthera leo



quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Bétula-Branca



        A bétula-branca ou vidoeiro-branco é um tipo de uma árvore chamada bétula. É muito encontrada em floresta temperadas da Europa, mas pode ser encontrada no sudoeste da Ásia.

        Os frutos da bétula-branca são pequenas sâmaras. Os povos antigos da Ásia e da Europa mascavam a casca da bétula para remover o mau-hálito.

      Medem entre 15 metros e 25 metros de altura e as folhas tem como comprimento 3 a 7 centímetros. Prefere os solos úmidos e férteis.

Nome Científico: Betula pendula


Poupa



Estas belas aves vivem em quase todo o Velho Mundo (Europa, Ásia e África). Tem 25 centímetros de comprimento, mas 50 centímetros de envergadura.

Alimenta-se de insetos e minhocas. Ela se reproduz durante os meses de Agosto e Outubro. O bico da poupa é longo e recurvado.

Prefere habitar savanas, estepes e outras vegetações rasteiras. Quando está excitada levanta as pesas da cabeça, assim como a cacatua.

Nome Científico: Upupa epops


Hipopótamo



Estes animais são enormes, medem 4 metros, e podem pesar até 3 toneladas e 500 quilogramas. Vivem em rios e lagos da savana africana. Seu nome significa “cavalo do rio”.

Hipopótamos vivem em rebanhos. Sua boca é enorme, poderia até comer um carneiro, mas é um animal herbívoro. Apesar disso são bem violentos, já até atacaram populações ribeirinhas. Atacam principalmente quando há filhotes, atacam inclusive crocodilos-do-Nilo.

Passam a maior parte do tempo dentro da água. Vivem em média 30 anos na savana  e 42 anos em cativeiro. A gestação dura 240 dias.

Nome Científico: Hippopotamus amphibius


terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Pão de Geladeira



Ingredientes:


  • 3 copos de leite
  • 3 ovos
  • 1 copo de óleo ou manteiga sem sal
  • 5 colheres de açúcar
  • Uma pitada de sal
  • 4 tabletes de fermento biológico
  • 1 kg de farinha de trigo
Modo de Preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador, exceto a farinha de trigo e reserve. Em um recipiente coloque a farinha juntado aos poucos a mistura que foi feita no liquidificador. Amasse até o ponto de massa homogênea, cubra com papel filme e leve a geladeira por aproximadamente uma hora e meia. A massa dobrará de tamanho. Depois modele os pães e coloque-os para assar até ficarem dourados.

Creme Gelado de Abacaxi


Aqui está a primeira receita de fevereiro. E é uma delícia! Aproveitem!

Ingredientes:

·      1 abacaxi grande
·      2 xícaras de açúcar
·      2 latas de leite
·      1 lata/caixa de leite condensado
·      2 ovos
·      100 gramas de uvas passas
·      1 colher (sopa) de suco de limão
·      2 colheres (sopa) de amido de milho
·      3 colheres (sopa) de creme de leite
·      Gotas de essência de baunilha

Modo de Preparo:

Corte o abacaxi em cubos pequenos e coloque com as duas xícaras de açúcar em um recipiente e reserve. Misture o leite, o leite condensado, as gemas e o amido de milho e leve ao fogo. Quando estiver cozido, coloque sobre o doce reservado e deixe esfriar. Bata as duas claras até ficar em ponto de suspiro. Junte o creme de leite, o suco de limão, um pouco de açúcar  e a baunilha espalhando sobre o doce. Decore com as uvas passas e deixe esfriar no congelador por algum tempo

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Caatinga


                               "Uma vegetação incrível!"


Fazia muito tempo que eu não postava vegetações, mas agora coloquei. A Caatinga só existe no Brasil, na região Nordeste.

O clima do Brasil é bem quente e seco: há lugares que não chove há mais de 2 anos! Mas quando chove, fica bem verde.

Os animais desta vegetação são cobras como a cascavel, lagartos como teiú e aves como  carcará e urubu-de-cabeça-vermelha. 
A flora é formada por árvores como barrigudas e cactos como facheiro e xique-xique.


Ipê-Amarelo



       Uma das árvores mais conhecidas do Brasil faz parte da vegetação Cerrado. Seu tronco é um pouco mais reto do que as outras árvores do Cerrado.

          É considerada a árvore-símbolo do Brasil juntamente com o Pau-Brasil. Sua flores atraem pássaros, abelhas e outros animais nectívoros.

       Ocorre também fora do país: na Argentina e no Paraguai. Pode ser uma das árvores mais belas do Brasil.

Nome Científico: Tabebuia alba


Mamba-Verde Ocidental


Esta cobra vive na África e é verde (seu nome já diz). O seu habitat é floresta tropical úmida. Vive nas árvores.

Seus hábitos são diurnos. O veneno da mamba-verde ocidental e das outras mambas são uns dos mais fortes. Pões 15 ovos por ano. 

O comprimento é 2 metros e 13 centímetros. Vivem nas árvores. Se alimenta de roedores e outros animais pequenos.

Nome Científico: Dendroapis viridis


Fevereiro: Mês Normal


Este Fevereiro será um Mês Normal, mas não significa que não terá importância, vai ter postagens de todos os tipos!