sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Gato Siamês



       Esta é uma das mais comuns e mais bonitas raças de gatos. Muitas pessoas podem até não saber, mas o gato siamês é oriental, da Tailândia. 

       Seu pelo é brilhoso. Branco, creme e preto. O gato siamês é conhecido como o "príncipe dos gatos". É bom escovar o pelo diariamente.

     Gatos siameses são animais espertos e brincalhões,   curiosos e observadores. Mas são queridos e bem fofinhos. Uma curiosidade sobre os gatos é que durante à noite eles usam seu bigodes como sensores.

Nome Científico: Felix Catus

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Quetzal Pavonine



     Estas belas aves são nativas da América. Os quetzais são aves com muitas plumas e se alimentam de pequenos animais anfíbios, frutas, insetos entre os outros. A maioria dos quetzais não estão em risco de extinção.

    O Quetzal Pavonine vive no Brasil, no Peru, na Bolívia, na Colômbia, no Equador e na Venezuela. Vive em áreas tropicais como a Floresta Amazônica.

   Existe uma divindade dos antigos astecas e mais que se deriva do nome da ave quetzal, o Quetzalcoatl.

Nome Científico: Pharomachrus pavoninus

Drosera Intermedia



    Drosera Intermedia é apenas o nome científico. Então que tal chamar a Drosera Intermedia de "Drosera Vermelha-Verde". Ela parece toda doce, inofensiva, com suas gotinhas, cujas parecem gotas de carvalho.

  Mas a "Drosera Vermelha-Verde" não é assim. Suas gotinhas, bonitinhas, atraem os insetos, e eles ficam grudados na planta e em pouco a "Drosera Vermelha-Verde" já engoliu.

  Ela aparece em todo mundo, mas principalmente no nosso Brasil e na querida Austrália. A maioria das droseras são assim: com as gotas pegajosas.

Nome Científico: Drosera Intermedia

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Pirarucu




   O pirarucu é um grande peixe e alguns lugares é considerado o maior peixe de água doce da Amazônia e do mundo. Atinge mais de dois metros de comprimento e mais de 130 quilogramas.

   Além de pescadores como predadores, tem as piranhas, que sempre andam juntas e são muito vorazes e perigosas. Não vivem só em rios mas também em lagos de águas limpas ou escuras.

   Ele tem uma característica diferente de outros peixes: possui uma bexiga natatória, mais ou menos como um pulmão, que ajuda a respirar fora da água. 

  Pode comer um monte de coisas desde tartarugas e cobras até caramujos e lodo! É como um leão de água doce! Como o lúcio

   Nome Científico: Arapaima Gigas

Dodô


  

   O Dodô era uma ave meio grande (não como um avestruz, claro. Mais ou menos de uma galinha) que vivia nas ilhas africana do Oceano Índico (Madagascar, Ilhas Maurício entre outras). 

  Era da família dos pombos e se alimentava de frutas. Não voava.  Também se alimentava das sementes da árvore-dodô ou tambalacoque. Tinha mais ou menos um metro de altura. Se chamava também dodó ou dronte.

  Foi extinto principalmente pelo ser humano quando chegaram a ilha. Trouxeram também outros animais como porcos, (ratos!) e macacos que foram também destruindo os ninhos de dodô. 

 Desenho de um dodó.

  Nome Científico: Raphus cucullatus

Attention - Atención - Aufmerksamkeit


This post is directed to the readers of Nature & Culture who speak English.

Este post va dirigido a los lectores de Naturaleza y Cultura que hablan español.

Ce poste s'adresse à des lecteurs de la Nature et de la Culture qui parlent français.

Dieser Beitrag ist für die Leser von Natur & Kultur, die Deutsch sprechen gerichtet.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

I noticed that many English-speaking readers are not seeing much blogging since the reform. I think with the new style not found the application that translates. More photos below of how to translate into English.

Me di cuenta de que muchos lectores que hablan español no están viendo los blogs mucho desde la reforma. Creo que con el nuevo estilo no se ha encontrado la aplicación que traduce. Más fotos a continuación de cómo traducir al español.

J'ai remarqué que beaucoup de lecteurs qui parlent français ne voient pas beaucoup de blogs depuis la réforme. Je pense qu'avec le nouveau style ne trouve pas l'application qui traduit. Plus de photos ci-dessous sur la façon de traduire en français.

Ich habe bemerkt, dass viele Leser, die Deutsch sprechen, nicht sehen, viel bloggen seit der Reform. Ich denke, mit der neue Stil nicht gefunden die Anwendung, die übersetzt. Mehr Fotos unten, wie man ins Deutsche zu übersetzen.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------

   
                    The blog/ El blog/ Le blog/ Der Blog/


You'll see a black bar on the side.
Verá una barra de color negro en el lateral.
Vous verrez une barre noire sur le côté.
Du wirst sehen, ein schwarzer Balken an der Seite.
Hover your mouse over it. 
Sitúe el puntero del ratón sobre él.
Passez votre souris dessus. 
Bewegen Sie die Maus über sie.



         You will see many buttons. The fourth is to translate. Click on it and look for your language.
       Usted verá muchos botones. La cuarta es la de traducir. Haga clic en él y buscar su idioma.
      Vous verrez beaucoup de boutons. La quatrième consiste à traduire. Cliquez sur ce lien et regardez à votre langue.
     Sie werden sehen, viele Knöpfe. Der vierte ist zu übersetzen. Klicken Sie darauf, und suchen Sie nach Ihrer Sprache.

--------------------------------------------------------------------------------


                                          Thank you!

                                            ¡Gracias!

                                         Je vous remercie!

                                             Danke!


   

Iara



     Assim como o Curupira, a Iara é uma das lendas mais famosas e lembradas  do Brasil. É uma linda sereia, e diferente das outras vive nos rios. Ela encanta os homens com uma bela música.

    Há versões que mostra que ela não tem rabo de peixe: é uma índia, ou seja, com pernas e pés. Quando os homens vão para a água, atraídos pela canção, se afogam. 

    Se algum homem conseguir voltar ele ficará mudo ou louco, pois a Iara não deixará este contar sobre ela. Existe uma versão argentina da Iara: a Madreagua.

domingo, 18 de novembro de 2012

Estegossauro



      Este dinossauro é o meu preferido. Ele viveu no Período Jurássico de 155 a 145 anos atrás. Alguns cientistas acham que seu cérebro era de um tamanho de uma noz. 

   Assim como outros dinossauro as suas placas serviam para regular a temperatura e defender. Foi herbívoro tinha mais ou menos 9 metros de comprimento, 4 toneladas e também 4 metros de altura (mais baixo que uma girafa!).

  Há pessoas que acham que o estegossauro podia mudar a cor de suas placas, caso isso fosse necessário. Assim como tiranossauros e triceratops são famosos.

Nome Científico: Stegosaurida Stegosaurus

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Lobo Guará



O lobo guará é um animal da fauna brasileira. Para marcar seu território deixa um odor forte. É encontrado principalmente no Centro Oeste e no cerrado. Há uma cidade que tem o nome Guará, em função da grande quantidade de lobos guarás que ali viviam.


    Pesa 23 quilogramas e tem 1 metro e 30 centímetros. Seu porte pode ser considerado alto e período de gestação é 2 meses (60 dias) e geralmente nascem três filhotes.

    Seus hábitos são  solitário e noturnos. Se alimentam de plantas, mas também comem aves e pequenos roedores, tornando-o onívoro.

Nome Científico: Chrysocyon brachyrus

Gelatina Fantasia

   Essa gelatina tem esse nome por ser colorida. Nela usamos gelatina de creme de leite e leite condessado e cubos de cinco sabores de gelatina de sua preferência. Vi a receita na caixa da Gelatina Madrugada₢. Que tal usar para acompanhar a Lasanha Pantaneira?

Ingredientes:
  • 1 gelatina de sabor de morango
  • 1 gelatina de sabor de framboesa
  • 1 gelatina de sabor de uva
  • 1 gelatina de sabor de abacaxi
  • 1 gelatina de sabor de limão
  • 1 gelatina incolor e sem sabor
  • Leite Condensado
  • Creme de Leite
*Os sabores são de sua preferência, aqui são os recomendados.

Modo de Preparo

  Faça a gelatina de morango conforme a embalagem e coloque em uma vasilha quadrada ou retangular e coloque na geladeira. Faça o mesmo com as outras gelatinas (com exceção da incolor sem sabor). Quando elas tiverem prontas corte elas em cubos. Prepare a gelatina de gelatina incolor sem sabor conforme a embalagem e acrescente o leite condensado e creme da leite com a quantidade de sua preferência, mas recomenda-se nem muito nem pouco, e a mesma quantidade de cada. Em seguida misture. Esta não coloque na geladeira. Reserve. Com as outras gelatinas cortadas em cubos misture em uma forma grande. Depois coloque a gelatina incolor (agora de leite condensado e creme de leite) e coloque na geladeira para a gelatina de leite condensado endurecer. Quando  estiver pronto, sirva-se!


Bolo de Cenoura


     Olá! Agora teremos uma sobremesa para comer depois do almoço ou do jantar ou ainda para comer no café da tarde! Na foto acima é um bolo de cenoura com calda de chocolate. A receita abaixo é de minha avó!
 

      Ingredientes:

*4 ovos
*3 cenouras médias
*3 copo de farinha de trigo
*2 copos pequenos de açúcar
*1 colher de sopa de fermento
*1/2 copo de óleo

   Modo de preparo:

Bata tudo no liquidificador. Unte uma forma com manteiga e colocar a massas nela e assar. 

Lasanha de Peixe



  Boa Noite (ou tarde ou dia, se está vendo em outro horário!)! Nesta postagem veremos a receita de Lasanha de Peixe ou Lasanha Pantaneira e quem ensinou foi João Bosco e  Vinícius!

Ingredientes
  • 2 kg de filé de pintado (filés finos, pois você irá colocar ele cru para fazer no forno, senão demora a cozinhar)
  • 500 g de presunto
  • 500 g de muçarela em fatias
  • 2 dentes de alho espremidos
  • 1 cebola cortada em rodelas
  • 1 limão espremido
  • 3 tomates cortados em rodelas
  • 1 lata de molho de tomate
  • sal a gosto
  • pimenta do reino a gosto
Modo de Fazer
Num pirex retangular passe molho de tomate no fundo com um pincel de cozinha. Coloque o a camada de filé de pintado. Agora você vai temperar com o alho (se quiser você pode temperar antes, mas eles preferem temperar quando está no pirex). Passe o alho em cima do peixe, o sal, pimenta do reino, em seguida coloque as rodelas de cebola, as rodelas de tomate, o suco do limão e o azeite por cima de tudo. Coloque agora as fatias de presunto e de muçarela e com o pincel de cozinha passe mais molho de tomate por cima de tudo. Agora faça mais uma camada de filé de peixe, e passe alho, sal e pimenta neles. Coloque as rodelas de cebola e tomate, em seguida jogue o azeite por cima. Faça mais uma camada de presunto, em seguida uma de muçarela (essa última camada de muçarela pode ser maior, para ficar bastante muçarela derretida). No fim coloque mais algumas rodelas de tomate e cebola, jogue azeite por cima de tudo. Tampe o pirex com papel alumínio e deixe no forno por 40 minutos (para dar tempo de cozinhar o peixe).

domingo, 4 de novembro de 2012

Castanheira-do-Pará





       A castanheira-do-pará ou simplesmente castanheira (mas não confunda com outra árvore que se chama apenas castanheira) é uma árvore da região amazônica. Ela é famosa por seus frutos: as Castanhas do Pará.

      Ela é nativa da Amazônia e pode chegar até 60 metros de altura e mais de 4 metros de altura, ou seja muitas pessoas vão ter que abraçar esta árvore por completo, assim como uma sequoia vermelha!

   A castanha serve para nos alimentar, para alimentar pássaros, para macacos e para roedores. Serve para fabricar sabonetes, produtos de beleza (como da Natura₢ EKOS!) e ainda lubrificantes.


                         
                 
                                                           Na foto ao lado vemos um produto da Natura₢ EKOS de 
Castanha (a do Pará, até na propaganda mostra!)




Nome Científico: Bertholletia excelsa
  

Minhocão


   O Minhocão é uma lenda brasileira, que como o nome se refere à uma grande minhoca, e como as reais, cega. Dizem que vive no estado de São Paulo e come crianças desobedientes.
  Quando se move provoca tremores no chão. Também vive nas águas escuras dos rios. Por ser mal derruba barcos  e gosta de engolir tudo que cai próximos   à ele.

    Ele gosta de terra bem fresquinha e se você ver algum sinal de buraco grande no chão é sinal que o minhocão passou por ali.

 Fonte: Livro "O mais legal do folclore"

Dedaleira



     A dedaleira é uma planta venenosa e que possui flores. Se alguém colocar seu dedo dentro de um "dedal" da dedaleira e depois colocar o dedo na boca poderá ficar com dor de barriga. Ela é originária da Europa.

    O nome dedaleira vem do alemão "dedal vermelho". As folhas de uma dedaleira tem uma aparência rugosa. Apesar de ser venenosa tem um uso medicinal. Também aparece muito em jardins, por ser bonita.

   Imagem mostrando o interior de um dedal da dedaleira.

Nome Científico: Digitalis purpurea

Lula Gigante



     A  lula-gigante é um molusco muito grande e é um dos maiores invertebrados (animais que não possuem coluna vertebral). Não confunda o números de tentáculos das lulas e dos polvos: o polvo possui 8 tentáculos enquanto a lula possui 10 tentáculos.

   Muitas vezes a lula-gigante trava grandes batalhas contra o cachalote, uma baleia quadrada que se alimenta principalmente de lulas. Para se defender a lula-gigante solta um jato de tinta e o cachalote não enxerga nada e então a lula-gigante foge ou agarra a baleia com seus tentáculos e o-morde com seu bico.


    Ela se alimenta de peixes e outras lulas menores. Ela possui 8 metros de comprimento. Cientistas acreditam que esta vive entre 200 e 700 metros de profundidade. Muitos pensavam que ela era um animal mitológico.

 Gênero: Architeuthis

sábado, 3 de novembro de 2012

Caranguejo Uçá



    Este caranguejo também é chamado popularmente como uçaúna. Ele é um crustáceo com mais ou menos 8 centímetros. Ele se alimenta de detritos (matéria orgânica morta), de pequenos peixes e moluscos. 

  Ele se alimenta fora do alcance das marés. No Nordeste tem um grande valor comercial. Vive desde a Flórida (nos EUA) até o sul do Brasil e no lado do Oceano Pacífico ele vai da Califórnia (nos Estados Unidos) até o Peru. 

  Os machos são maiores do que a fêmea. Eles são bem "asseados": eles e escavam e limpam sua própria toca. Sua carne é apreciada na culinária. 

    Nome Científico: Ucides cordatus

Milho ao queijo e presunto


    Este prato é bem simples, mas delicioso! Esta receita é caseira. Vocês vão amar! Experimentem!

Ingredientes:
  • ·       Milho (o que fiz foi daqueles que vem em lata)
  • ·       Fatias pequenas de queijo
  • ·       Fatias pequenas de presunto


Modo de preparo:

Pegue uma fatia de queijo e coloque no prato. Depois coloque uma fatia de presunto. Então coloque um pouco de milho e recubra com uma fatia de presunto e de queijo. Caso preferir faça sem presunto.


A 100ª postagem!


Que felicidade! O nosso blog já tem 100 postagens... E isto em um só ano! Agradeço a todos os leitores do Nature & Culture!

Risoto de Frango



Uma receita caseira é uma delícia não é,... Por exemplo, o risoto, uma receita italiana, que é um arroz com algum ingrediente, geralmente, com frango, que é neste caso.

Ingredientes:
1 cebola média picada
• 4 dentes de alho picado
• 1 colher rasa ( café ) de aipo em pó
• 1 colher de sopa de manteiga
• 2 colheres de sopa de azeite de oliva
• 2 xícaras de chá de arroz arbóreo
• 1 lata de molho de tomate pronto ( não confundir com massa de tomate)
• pimenta do reino a gosto
• sal a gosto se achar necessário
• 10 azeitonas verdes picadas
• 1 e 1/2 litro de água
• 2 cubos de caldo de galinha
• 600g de coxa de frango sem osso.


Modo de preparo:

·  Corte o frango em cubos e tempere com uma colher (café) de sal, coloque num refratário e leve ao forno pré-aquecido a 200°.
·  Asse esse frango por aproximadamente 35 ou 40 minutos, ou até que doure
·  Numa panela faça o caldo colocando a água, ferva e dissolva os cubos de caldo de galinha mantendo essa panela em fogo baixo
·  Numa outra panela grande coloque a margarina, azeite, cebola, alho e aipo.
·  Deixe tudo em fogo baixo por aproximadamente 10 minutos, mexendo umas 5 vezes nesse espaço de temp.o
·  Acrescente o arroz, deixe em fogo médio e mexa até que os grãos fiquem meio transparentes.
·  Com uma concha pegue o caldo que você fez coloque no arroz.
·  É importante ressaltar que você colocará uma concha de caldo no arroz, mexerá com certa frequência até que esse caldo quase evapore por completo deixando o arroz cremoso e continuará com esse procedimento até que o arroz esteja cozido, o que levará aproximadamente 50 minutos se quiser ele bem macio ou 20 minutos.
·  Quando notar que o arroz está quase cozido, coloque o molho de tomate e a pimenta do reino.
·  Finalmente coloque o frango, as azeitonas e a última concha de caldo.
·  Deixe cozinhar com a panela semi-tampada.
·  Finalize com meia xícara de chá de queijo parmesão ralado.


             Boa refeição!



sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Jatobá



O Jatobá é uma árvore grande, originalmente encontrada na Amazônia e na Mata Atlântica e a sua altura média é de quinze a vinte metros e seu tronco mede 1 metros de diâmetro. 

A sua madeira é utilizada em diversas coisas, entre elas na construção civil. Esta árvore também é conhecida como jataí. 

Nome Científico: Hymenae courbaril

Ararajuba



"""O símbolo brasileiro"

      Essa bela ave, já foi indicada para ser o símbolo do Brasil, porque ela só existe no Brasil e se vocês perceberam na foto, a cor de suas penas são da bandeira brasileira. Eles colocam de 2 a 3 ovos que são incubados por 30 dias.

    A palavra juba, vem do tupi-guarani e significa amarelo. E  com a palavra arara deduzimos que o significado é arara amarela. Ela tem 30 centímetros. Vive em locais altos da mata. Aparecia em todo o Nordeste, mas com a caça e perda de habitat aparece apenas no Maranhão e no Pará.

     Alimenta-se de sementes,frutas, flores e mas gosta muito do coco do açaí. Faz seus ninhos em buracos de árvores. Ela faz até um colchão de serragem para os filhotes com o bico! Vivem em bandos de 4 a 10 indivíduos. 
   
Nome Científico: Aratinga guarouba

Fontes: Atlas da Fauna Turma da Mônica e 
http://www.wikiaves.com.br/ararajuba