segunda-feira, 21 de maio de 2012

Borboleta-da-Restinga


A Borboleta-da-Restinga é um invertebrado e um inseto, que assim como diz o nome vive na restinga, um ecossistema brasileiro.Suas asas são negras, com branco e vermelho. Ela é uma borboleta muito bonita. 

A restinga onde ela habita, está sendo destruída, há uma planta chamada Jarrinha, que é seu alimento na fase de quando é lagarta. Assim um motivo de seu risco de extinção.

Seu predador da natureza é a vespa, que alimenta-se das lagartas. Mas quando adulta, ela tem uma defesa. Quando é ingerida, causa a  morte de quem a comeu. Alimenta-se de néctar na fase adulta, do néctar da flor cambará.

 Nome Científico: Parides ascanius


domingo, 13 de maio de 2012

Canguru Vermelho


   O  Canguru Vermelho, é outro animal que vamos colocar em relação ao dia das mães. Ele é um marsupial. Ou seja ele carrega uma "bolsa"na barriga para carregar o filhote. Ele é o maior marsupial vivo. Os machos são maiores do que a fêmea.
   Eles vivem em regiões desérticas do Oeste e Centro da Austrália. Ele não está risco de extinção. Mas a caça é livre. Ele é herbívoro. Um de seus predadores é o Dingo, um cachorro selvagem que anda em matilha e caça cangurus. Mas ele quando se sente ameaçado dá socos e pontapés.
   Cangurus Vermelhos são crepusculares e noturnos, mas pode ter hábitos diurnos. Os machos lutam pelas fêmeas. Como é herbívoro come capim e folhas de arbustos. Se sente sede tenta procurar água cavando buracos.

   Nome Científico: Macropus rufus


Feliz Dia das Mães



o Nature & Culture dá um feliz dia das Mães!


sábado, 12 de maio de 2012

Coruja-de -Igreja


O dia das mães está chegando e o vamos colocar a Coruja-de-Igreja, que serve pra representar as mães "corujas"! Esta espécie de  Suindara vive por quase todo mundo, menos na Antártida.               

São ótimas caçadoras, sua alimentação é de roedores, aves menores, invertebrados, pequenos anfíbios e lagartos. Seu nome (Coruja-de-Igreja) vem porque geralmente faz seus ninhos em torres de Igrejas.

O seu tamanho varias de 25 cm a 44-45 cm. Pesando menos que um quilograma, tem entre 250-700 g. As fêmeas são maiores do que um macho! 
                                                           
 Filhotes de Corujas-de-Igreja

Sua reprodução por ano é de 1 vez. Assim como outros animais, quando ela acasala fica com o parceiro para toda a vida. Prefere viver em lugares abertos, ou seja "descarta" florestas. Quando vira quase dá uma volta completa: 270°.

Nome Científico: Tyto Alba

                     Se gostou coloque um comentário!

sábado, 5 de maio de 2012

Araucária


      A Araucária ou Pinheiro do Paraná, é uma árvore bem conhecida. Com certeza você deve saber que ela está sendo muito destruída, mas tenho certeza, que não sabia que estava em perigo grave (ou crítico). É um pinheiro que é o único que existe no Brasil.

     Ela é enorme: uma árvore adulta pode chegar a 50m de altura. Seu fruto é o pinhão. Se encontra grande parte no Brasil, mas a também no Paraguai e na Argentina.

     Muitos fungos e insetos ajudam com a destruição da araucária. Mas o Papagaio-de-peito-roxo, ao contrário espalha sementes. Está protegida, para que não seja extinta.

    Nome Científico: Araucaria angustifolia