Nesta postagem vamos mostrar como é que se caracteriza um animal (ou uma planta, etc.) e como é formado um nome científico.
Vamos pegar um exemplo de animal: A Girafa:
Reino: Animalia (caracteriza de qual reino de seres vivos é-neste caso são dos animais)
Filo: Chordata (fala um grande grupo dos animais-neste caso são os cordados)
Subfilo: Vertebrata (mostra se é vertebrado ou invertebrado-no caso é os vertebrados)
Classe: Mammalia (no caso dos vertebrados, há anfíbios, peixes, aves, répteis e mamíferos-que é neste caso)
Ordem: Artiodactyla (um grupo de animais, que mostra um grau de semelhança deles- no caso são artiodátilos)
Super Família: Giraffoidea (abrange várias famílias de uma ordem)
Família: Giraffidae (uma família de animais parecidos- no caso faz parte o Ocapi e a Girafa- OBS: por isso as vezes chamamos alguns animais que são primos de outros)
Gênero: Giraffa (é um grupo que difere os animais da família)
Espécie: Camelopardalis (é a espécie do gênero)
Ou seja, os seres vivos tem muita divisão. Mas em nome científico binominal, colocam-se apenas o gênero e a espécie:
gênero<Giraffa Camelopardalis>espécie
Pode observar, na divisão do gênero e da espécie da girafa na super divisão acima e no nome científico, são iguais.
As vezes vemos um nome científico trinominal (com três nomes) , nele há também a subespécie, que é uma mini espécie da espécie, com pouca diferença. Olhe no caso da girafa-angolana:
GÊNERO<Giraffa camelopardalis angolensis >SUBESPÉCIE
ESPÉCIE
Com as plantas, fungos, bactérias etc, acontecem as mesma coisas.
segunda-feira, 30 de abril de 2012
Leopardo
Este felino, é parecido com a nossa querida onça pintada, mas é menor,e vive na África e na Ásia. É um dos felinos do gênero Panthera. Tem entre 30 kg e 90 kg. Medem 1,25 até 1,65 metros de comprimento.
Ele é um animal forte, carregando presas maiores e mais pesadas do que ele para no alto das árvores, pra que outros felinos não roubem sua comida. Como é carnívoro, alimenta-se de antílopes como a impala e de ruminantes como o gnu. Faz parte de um grupo chamado Big Five.
Nome Científico: Panthera pardus
quarta-feira, 25 de abril de 2012
Aniversário
Parabéns Nature & Culture!
Hoje, dia 25 de abril de 2012, o nosso blog faz 3 aninhos! Ele é ainda bebê! Bom, ele faz 3 anos, porque ele foi criado desde 2009. Eu tinha algumas postagens em 2009 mas comecei a parar, e só agora comecei a dar mais atenção para o blog, e fiz tudo de novo! Mudei apenas o nome. Que era "Vítor e Aventuras".
Feliz Aniversário!
domingo, 22 de abril de 2012
Dia da Terra
Feliz Dia da Terra!
sexta-feira, 20 de abril de 2012
Seriema
A Seriema ou Sariema é uma ave brasileira, e que apesar do que parece, ela voa sim. Vive em praticamente todo o Brasil: Desde sul do Maranhão e do Pará até o sul brasileiro. Seu nome é parecido com o da ema.
Ela por vezes é considerada Quase Ameaçada, mas na maioria das vezes são Pouco Preocupante. Sua alimentação é de insetos mas as vezes se alimenta de pequenos vertebrados, como roedores e pequenos répteis.
Nome Científico: Cariama cristata
quarta-feira, 18 de abril de 2012
Rinoceronte-de-sumatra
O Rinoceronte de Sumatra, é um animal raro, que vive nas ilhas de Sumatra (na Indonésia) e em Bornéu (Brunei, Malásia e Indonésia).
É o menor rinoceronte. Pesa de 800 até 1000 kg, ou uma tonelada. Ele é herbívoro, alimentando de bambus, árvores novas, frutos, folhas entre outros.
As vezes, ficam em poças de lama. Existem menos de 500 animais da espécie.
Nome Científico: Dicerorhinus sumatrensis
Tubarão Tigre
O Tubarão Tigre é o terceiro mais perigoso para o homem, superado pelo tubarão Branco e pelo Tubarão Touro. Nós podemos ver ele nos mares do Nordeste brasileiro, onde ataca em Recife, capital de Pernambuco.
Este caçador marinho é guloso: se alimenta de desde focas, peixes, outros tubarões menores, lulas, e por vezes , tartarugas. Seu nome vem de seu corpo, que parece ter listras pretas nas costas.
Grandioso, chega a de até 6 metros de comprimento, e seus dentes parecem de predadores terrestres, bem afiados, para furar ossos e cascos de tartarugas, e claro a carne de suas presas. E quase ameaçado, por causa da pesca comercial.
Nome Científico: Galeocerdo cuvier
domingo, 15 de abril de 2012
Phorusrhacos
A Phorusrhacos foi uma ave muito grande, gigante, que vivia na atual América do Sul. Ela era carnívora, e era uma boa caçadora. Vivia em floresta na Patagônia (região que abrange parte do Chile e parte da Argentina).
Ela tinha em média 2, 5 metros de altura, e se alimentava de pequenos mamíferos e pequenos répteis e algumas vezes podia ser alimentar-se de carniça.
Ela faz parte um grupo de aves chamado "Aves do Terror", pois eram grande predadoras. Ela pode classificada como uma Ave de Rapina.
Nome Científico: Phorusrhacos longissimus
Urutu
A Urutu, Cruzeiro ou Cruzeira é uma cobra peçonhenta muito venenosa. Vive no Brasil, na região Centro Oeste e na região Sul. Faz parte da família das Cascavéis, das Surucucus e das Jararacas.
Seu nome popular Cruzeiro ou Cruzeira se refere porque da cabeça destas cobras há um desenho parecido como uma cruz. Sua alimentação carnívora são de mamíferos roedores como os preás.
Vive em regiões alagadas como brejos e banhados. Ela é ovípara de 10 a 15 filhotes por vez. Além de ser encontrada no Brasil ela encontrada na Argentina, no Uruguai e no Paraguai.
Nome Científico: Bothrops alternus
sexta-feira, 13 de abril de 2012
Tapir
O Tapir, Tapir-da-Malásia, Anta-da-Malásia ou também chamada de Anta-Malaia é uma espécie de anta encontrada na Indonésia; na ilha de Sumatra;, na Malásia, na Tailândia, Vietnã, e em Laos e Myanmar.
É um animal noturno, que quase foi extinto na década de 60. Sua pele é dura, para se defender de seus principais predadores na Ásia além do Ser humano, o tigre e o leopardo.
Sua pele serve para se camuflar e tem 2, 40 metros de comprimento, sendo maior do que a Anta Brasileira.
É um animal noturno, que quase foi extinto na década de 60. Sua pele é dura, para se defender de seus principais predadores na Ásia além do Ser humano, o tigre e o leopardo.
Sua pele serve para se camuflar e tem 2, 40 metros de comprimento, sendo maior do que a Anta Brasileira.
Nome Científico: Tapirus Indicus
sábado, 7 de abril de 2012
Sapo Pipa
Elefante Da Savana
O Elefante Da Savana é o maior mamífero terrestre e o maior animal terrestre do mundo. Vive em savanas africanas, e até recentemente, ele e o Elefante da Floresta eram considerados a mesma espécie.
Diferente dos outros elefantes, ele é maior. Tem entre 6 e 7 metros de comprimento e pesa entre 6 e 9 toneladas. O maior desses elefantes, pesava 12 toneladas e 274 quilogramas.
Nos grupos, geralmente que mandam são a "vovó" da família, e esse grupo incluem as fêmeas e os filhotes. Os adultos machos, passam a vida sozinhos ou com outras manadas de machos adultos. Ele anda com 6 km/h, mas quando está assustado ou "chateado" pode alcançar 40 km/h.
Nome Científico: Loxodonta africana
sexta-feira, 6 de abril de 2012
Coelho Europeu
A Páscoa está chegando, e em homenagem, colocamos uma espécie de de coelho, o coelho europeu.
Apesar de muitas pessoas pensarem isso, o coelho não é um roedor, e sim um lagomorfo. Eles são encontrados em florestas e barragens.
Ele é um animal peludo, e a fêmea pode dar a luz de quatro a cinco filhotes por vez.
Nome Científico: Oryctolagus cuniculus
segunda-feira, 2 de abril de 2012
Pau Brasil
Seus frutos são vagens protegidos por espinhos. Suas folhas são verdes amareladas e suas flores tem no meio uma cor vermelhada e as pétalas são amarelas. É muito valiosa pois seu tronco, madeira não apodrece e não é atacado por insetos
Nome Científico: Caesalpinia echinata
Tartaruga Verde
A tartaruga verde é uma espécie de tartaruga marinha que habita todos oceanos, mas tem duas espécies diferentes no Atlântico e Pacífico. Elas são herbívoras.
Ela é ameaçada de extinção, porque muitos caçam ela para comer sua carne, que é usada em sopas, couro também e até a casca. A poluição indireta e a destruição de seu habitat também contribuem para ameaçar esta tartaruga.
Ela é ameaçada de extinção, porque muitos caçam ela para comer sua carne, que é usada em sopas, couro também e até a casca. A poluição indireta e a destruição de seu habitat também contribuem para ameaçar esta tartaruga.
Nome Científico: Chelonia mydas
*Nome científico vão estar em todas as postagens, a partir desta postagem.
Assinar:
Postagens (Atom)